Manaus 21/03/2026 32°C · Parcialmente nublado
AO VIVO

Tecnologia no campo e cuidado com a saúde marcam Dia de Campo em Itacoatiara

Thaís Gama · 20/03/2026 às 23:44

Tecnologia no campo e cuidado com a saúde marcam Dia de Campo em Itacoatiara

Produtores rurais do município de Itacoatiara tiveram, nesta sexta-feira (20/03), uma oportunidade estratégica para aprimorar a produção e cuidar da saúde sem sair do campo. O Senar Amazonas realizou, na propriedade São João de Nazaré, no ramal da Rondon, um Dia de Campo ATeG e Saúde Preventiva, reunindo conhecimento técnico, inovação e serviços essenciais em uma única programação.

A iniciativa contou com a presença do presidente do Sistema Faea Senar, Muni Lourenço, e da superintendente do Senar Regional Amazonas (Senar-AR/AM), Jeny’s Alves.

O evento transformou a propriedade rural em um espaço de aprendizado prático, com foco no fortalecimento da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), especialmente nas cadeias de fruticultura e olericultura.

10013768342808440921548962450.png


A programação foi estruturada em estações dinâmicas, para a apresentação de resultados concretos de produtores já atendidos pela ATeG, além de conteúdos voltados ao manejo do solo, irrigação, sistemas produtivos e práticas sustentáveis. Outro destaque foi a atividade de campo para identificação de pragas, doenças e deficiências nutricionais, etapa fundamental para melhorar a produtividade e reduzir prejuízos.

Paralelamente, o evento ampliou seu alcance ao oferecer serviços de saúde preventiva para o homem e a mulher rural. Foram realizados atendimentos como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, aplicação de flúor e consultas de enfermagem e ginecológicas, além de palestra sobre Papilomavírus Humano (HPV) e câncer do colo do útero. A programação incluiu, ainda, ações de embelezamento, por meio da oferta de serviços de design de sobrancelhas, corte de cabelo, spa facial e massagem. Também houve um espaço voltado para crianças, com atividades educativas e recreativas de pintura, com material produzido pelo Senar-AR/AM.

IMG_8147.JPG.jpeg


Segundo o presidente do Sistema Faea Senar, Muni Lourenço, a proposta do dia de campo é viabilizar, ainda mais, a troca de experiências entre produtores e técnicos de campo, proporcionar conhecimento sobre novas tecnologias e inovações e, consequentemente, gerar avanço na produtividade e na gestão de cada propriedade.

“Estamos aqui em Itacoatiara para uma iniciativa muito importante do Senar: um Dia de Campo e uma ação de saúde preventiva para o homem e a mulher rural, aqui na propriedade São João de Nazaré, da dona Katiana e de sua família. Uma propriedade que vem sendo atendida pela ATeG do Senar e que, com resultados muito positivos, vem mostrando realmente a capacidade da ATeG de transformar e melhorar a vida e a renda das famílias dos produtores atendidos. Aqui, com a ajuda da ATeG, a família conseguiu diversificar a produção, implantar a olericultura e introduzir, de uma maneira muito consolidada, a gestão da propriedade”, destacou.

Muni ressaltou também o compromisso do Senar-AR/AM de fortalecer a disponibilização da saúde preventiva para o produtor. “Para que esse produtor, que já está mais eficaz, eficiente e produtivo, com propriedades mais rentáveis, possa ter também bem-estar e uma saúde equilibrada para si e sua família”, afirmou.

À frente da Superintendência do Senar-AR/AM, Jeny’s Alves explicou que a ação abrangeu três grupos assistidos pela ATeG — dois de fruticultura e um de olericultura — que puderam obter conhecimento técnico e acesso a serviços de saúde preventiva.

“O Senar-AR/AM vem trazer esses serviços aqui à propriedade, nesse conjunto entre capacitação, assistência técnica e a Promoção Social, atendendo o produtor e a sua família”, afirmou.

Ao integrar assistência técnica, inovação e saúde, o Dia de Campo reafirma o compromisso do Senar Amazonas em impulsionar o desenvolvimento sustentável no meio rural, levando conhecimento e oportunidades diretamente a quem produz.
------
Annyelle Bezerra
Analista de Comunicação
(92) 99903-2634
----
Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
Contato: ascom@senar-am.org.br
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: @sistemafaeasenar