A Operação Papel Fantasma, deflagrada pela Polícia Federal (PF), cumpre 12 mandados judiciais para desarticular uma organização criminosa investigada pela produção, intermediação e comercialização de certidões de nascimento falsas em Tabatinga, no interior do Amazonas.
São cinco mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, incluindo diligências em residências, no Cartório Extrajudicial do 2º Ofício de Tabatinga e em um gabinete parlamentar da Câmara Municipal.
A operação foi deflagrada nesta quarta-feira (14/10), por determinação da 2ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Amazonas.
As investigações começaram após a identificação de documentos suspeitos apresentados por pessoas que buscavam obter documentação civil brasileira.
Segundo a PF, o grupo atuava na captação de interessados, coleta de dados pessoais, negociação de pagamentos e produção e entrega dos documentos falsificados.
A análise de celulares apreendidos revelou indícios de negociações envolvendo valores e estratégias para ocultar as atividades ilícitas.
As certidões falsas poderiam ser usadas para obter outros documentos brasileiros e acessar irregularmente serviços e benefícios públicos.
PF faz operação contra grupo suspeito de vender certidões de nascimento falsas no AM
Redação · 14/10/2026 às 14:41