3 de maio de 2021 15h22 - Atualizado em 3/05/2021 15h22

Serviços da extensão da UBS Nilton Lins ficarão concentrados em um único espaço

A medida visa a redução dos atendimentos para casos Covid-19 na Unidade

A partir desta segunda-feira (3), os serviços oferecidos na extensão da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nilton Lins, na Avenida Professor Nilton Lins, Flores, zona Centro-Sul, ficarão concentrados na UBS tradicional, que funciona no mesmo complexo. A extensão foi montada pela Prefeitura de Manaus em janeiro deste ano, para atender exclusivamente os casos suspeitos de síndromes gripais e de Covid-19.

Com a redução da demanda e com a retomada dos serviços nas unidades que eram preferenciais para Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) optou por reunir os serviços em um único espaço. A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explica que não haverá prejuízo para os usuários, que continuarão tendo acesso aos atendimentos sem que precisem se deslocar para outros pontos.

A extensão da UBS Nilton Lins começou a funcionar no dia 13 de janeiro. Só no primeiro dia foram realizados 1.115 atendimentos, entre acolhimento, consulta, exames e procedimentos. Ao todo, neste período de funcionamento, a extensão realizou 16.828 atendimentos em enfermagem, 8.076 consultas médicas, 3.639 testes rápidos e 3.431 coletas para o exame RT-PCR. Além disso, medicamentos de 6.591 receitas médicas foram dispensados.

A UBS Nilton Lins manterá todos os serviços oferecidos aos usuários com quadro de saúde compatível com síndromes gripais ou Covid-19, com atendimento em fluxo diferenciado. Apenas a coleta do exame de diagnóstico RT-PCR não poderá ser feita no local. No entanto, havendo indicação médica para a realização do exame, a coleta será feita pela equipe da Semsa, em domicílio, ou em outra unidade, para onde o usuário será referenciado.

A UBS Nilton Lins funciona de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 7h às 19h.

Útimas notícias