11 de junho de 2021 10h02 - Atualizado em 11/06/2021 10h02

Segunda dose e início da vacinação do grupo de 52 anos é antecipada em Manaus

A medida vale, também, para quem estava com a segunda dose agendada para a mesma data

Prefeitura de Manaus antecipou para esta sexta-feira (11), a imunização contra a Covid-19 das pessoas de 52 anos, nascidas entre os meses de julho e dezembro, programadas para receber a vacina no sábado (12). A medida vale, também, para quem estava com a segunda dose agendada para a mesma data.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) começou a vacinar pessoas sem doenças preexistentes no último dia 2, de forma escalonada e decrescente, já tendo vacinado com a primeira dose os públicos de 53 a 59 anos, além dos outros grupos previstos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, documento do Ministério da Saúde norteador da imunização no país.

Na quinta-feira (10), a Semsa começou a vacinar os trabalhadores da limpeza pública e manejo de resíduos sólidos, também conhecidos como garis, e de trabalhadores da assistência social que atuam na linha de frente do atendimento social da Covid-19 e na emergência das enchentes e transbordamentos dos rios. Além desses, segue vacinando os remanescentes de todos os grupos prioritários já iniciados anteriormente, ao longo de quatro meses, com primeira e segunda doses.

A orientação para quem está apto a receber a vacina, segundo a secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe, é que faça o cadastro na plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) como forma de agilizar o atendimento nos pontos de vacinação.

“Como estamos ampliando os públicos, é óbvio que o número de pessoas aumenta e se tivermos os dados em cadastro, o tempo de permanência dessas pessoas nos pontos de vacinação é bem menor. Por isso reforçamos o apelo para que seja feito esse registro”, alerta.

Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identificação original, com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia) que demonstre que o usuário é morador de Manaus. A cópia do comprovante de residência ficará retida para controle da Semsa.

Postos específicos

A Semsa tem oito pontos distribuídos por todas as zonas da cidade. Com a ampliação do alcance da campanha, foi feita uma reestruturação para receber a demanda. Com isso, o ponto de vacinação do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona Norte, passou a ser único e exclusivo para os remanescentes dos grupos de idosos, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades, trabalhadores da educação, além dos pais de crianças com deficiência permanente.

O posto da Escola de Enfermagem de Manaus, na zona Sul, agora é único e exclusivo para remanescentes dos grupos de trabalhadores da saúde, além das forças de segurança e forças armadas. 

As grávidas e puérperas podem procurar os pontos de vacinação do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, o balneário do Sesc ou o Clube do Trabalhador do Sesi.

Locais de vacinação 

Zona Norte

Estacionamento do supermercado Coema

Avenida Torquato Tapajós, nº 5890, Novo Israel

Zonas Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Avenida Silves, 2.222, Crespo

Universidade Paulista – Unip

Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi/AM

Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1

Zona Oeste

Balneário do Sesc/AM

Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto

Centro de Convenções de Manaus – sambódromo

Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro

Útimas notícias