21 de abril de 2021 13h26 - Atualizado em 21/04/2021 13h26

Deputada Mayara alerta população sobre vacinação contra Covid-19

O Amazonas é o Estado com a maior taxa de abandono vacinal contra a Covid-19

O Amazonas é o Estado com maior taxa de abandono vacinal contra Covid-19 do país, cerca de 31% da população vacinada com a primeira dose ainda não retornou para a segunda aplicação. Preocupada com o cenário, a deputada Mayara Pinheiro (Progressistas) fez um alerta no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

De acordo com a deputada, a desinformação é um dos fatores que contribui para o abandono vacinal no estado e que é necessário mostrar segurança para a população e principalmente destacar a importância da vacinação neste momento, para evitar novas mutações e casos graves da doença.

“Nós precisamos enfatizar a segurança da vacinação e a importância dela, para que possamos diminuir o número de contaminados, o contágio, casos novos e tenhamos a possibilidade de voltar a ter uma vida normal”, pontuou.

Outro ponto destacado pela deputada foi a ausência de quase um terço da população que tem direito à vacinação e ainda não tomou a primeira dose. Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), o Amazonas tem o total de 1,2 milhão de doses disponíveis para a vacinação no Estado.

Dentre as mais de 770 mil pessoas que deveriam ter tomado pelo menos a primeira dose dos grupos prioritários, somente 533 mil foram efetivamente imunizados, o que corresponde a 69% do público-alvo.

“A gente tem um remanescente de pessoas que já deveriam ter ido se vacinar por estarem dentro dos grupos prioritários e que ainda não buscaram esse direito que é seu”, frisou.

Mayara pediu ainda que a SES-AM dê uma atenção especial e suporte técnico para os municípios do interior. “Precisamos assegurar que os nossos amigos interioranos serão imunizados e assim avançar com a vacinação em todo o Estado.”

Útimas notícias