22 de janeiro de 2020 11h35 - Atualizado em 22/01/2020 11h35

“Vampirão” receberá doações de sangue nesta quinta-feira, no Shopping Ponta Negra

Durante a ação no Shopping Ponta Negra, as pessoas passarão por uma triagem da equipe da saúde do Hemoam
75241223_2752020638174115_301246854362824704_o

O Shopping Ponta Negra, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam), estará realizando nesta quinta-feira (23), das 13h às 19h, uma campanha de doação de sangue. A Unidade Móvel do Hemoam, conhecida como “Vampirão”, estará no estacionamento externo (L1) do shopping para atender as pessoas que quiserem fazer a doação de sangue. 

“Estamos felizes em poder receber uma campanha que ajuda a conscientizar a população local sobre a importância deste gesto solidário, que ajuda a salvar muitas vidas todos os dias”, destacou a coordenadora de marketing do Shopping Ponta Negra, Priscila Furtado. 

Nesta terça (21) e quarta-feira (22), das 10h às 22h, o Hemoam estará com um estande, localizado no primeiro piso (L1) do mall, para divulgação da campanha e ainda tirar dúvidas a respeito das doações. 

A subgerente de coleta externa do Hemoam, Eleonora Alencar, conta que o órgão tem intensificado as ações de coleta com o objetivo de alcançar até mil bolsas de sangue até o carnaval. “Estamos trabalhando para garantir um bom estoque para esse período, que é quando a demanda aumenta”, informa. 

Pessoas de todos os tipos sanguíneos poderão doar. “Principalmente quem possui o O-, que é doador universal, ou seja, doa para todos os tipos do grupo, e o O+, que é o sangue mais comum na população amazonense”, disse Eleonora. 

Durante a ação no Shopping Ponta Negra, as pessoas passarão por uma triagem da equipe da saúde do Hemoam, e será necessário preencher os requisitos para estar apto a doar sangue. 

Entre eles, ter acima de 18 anos, portar um documento oficial com foto, estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), pesar acima de 50 quilos, ter tido uma boa noite de sono (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), não ter ingerido medicamento e nem bebida alcoólica.

Pessoas que tiveram Hepatite após os 11 anos de idade, Malária, algum tipo de câncer, Doença de Chagas ou se foi submetido a transplante de órgãos ou de medula, não poderão participar da doação. O Hemoam obedece a normas do Ministério da Saúde, que visa oferecer segurança e proteção ao receptor e ao doador.

Útimas notícias