11 de novembro de 2017 11h11 - Atualizado em 11/11/2017 11h11

Projeto “Saúde nas Galerias” leva atendimento do novembro azul aos homens

Atendimentos acontecem na terça e quinta-feira nas Galerias do Centro de Manaus gratuitamente
10-11-2017 - Prefeitura inicia nova edição do Saúde nas Galerias na próxima semana. Foto - José Nildo (1)

A edição de novembro do “Saúde nas Galerias” da Prefeitura de Manaus acontece nesta terça e quinta-feira (dias 14 e 16). Executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o projeto foi iniciado no mês de agosto para atender microempresários, trabalhadores e frequentadores das galerias populares Espírito Santo e Remédios, localizadas no Centro de Manaus, com o objetivo de ampliar e divulgar as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Na terça-feira (14), as ações serão desenvolvidas na Galeria Espírito Santo, rua 24 de Maio, com o apoio de profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco. Na quinta-feira (16), com a participação da UBS Petrópolis, o projeto vai acontecer na Galeria dos Remédios, na rua Miranda Leão.

De acordo com o gerente do Disa Sul, enfermeira Oriana Barreto Nascimento, o projeto acontece duas vezes a cada mês e tem como público alvo microempresários, trabalhadores e frequentadores das galerias dos Remédios e Espírito Santo, ambas localizadas no Centro.

O projeto foi iniciado no mês de agosto com o objetivo de ampliar e divulgar as ações da Atenção Básica, fortalecendo, assim, a promoção da saúde e a prevenção de doenças.”

A programação ocorrerá das 9h às 13h, quando a população terá acesso a serviços de consulta médica com clínico geral, dispensação de medicamento, vacinação, distribuição de preservativos, oferta de testagem rápida (HIV, sífilis, hepatites B e C) e aferição de pressão arterial.

Além dos serviços de saúde, profissionais do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul) irão desenvolver atividades de Educação em Saúde, com a orientação e distribuição de material educativo sobre temas como saúde bucal, nutrição, hipertensão arterial, diabetes, combate ao Aedes aegypti e ao tabagismo.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, a programação foi organizada com foco principalmente as ações de prevenção de doenças e para divulgar junto à população os serviços que estão disponíveis na rede municipal de saúde.

As ações do projeto acontecem duas vezes a cada mês. As edições realizadas nos meses de agosto, setembro e outubro, registraram um total de 4.758 atendimentos.

Útimas notícias