13 de maio de 2019 15h16 - Atualizado em 13/05/2019 15h16

Programação da Semana dos Museus chega a Manaus nesta terça

De 14 a 19 de maio, as visitas guiadas serão feitas no Museu da Cidade
Museu da Cidade de Manaus, Fotos David Batista
Museu da Cidade de Manaus, Fotos David Batista

Promovida nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 17ª Semana dos Museus chega a Manaus levando uma temporada cultural de atividades gratuitas, que se inicia nesta terça-feira (14), e segue até domingo (19). Visitas guiadas no Museu da Cidade, além de uma aula show, palestra e seminário no Les Artistes Café teatro, integram a programação.

Com o tema escolhido para este ano “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”, baseada na poesia do escritor brasileiro Paulo Leminski, a iniciativa busca estimular a divulgação dos museus em todo o território nacional, promovendo visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e demais atividades.

De 14 a 19 de maio, as visitas guiadas serão feitas no Museu da Cidade, localizado no Paço da Liberdade, na rua Gabriel Salgado, no Centro Histórico de Manaus, em frente à praça Dom Pedro II. O horário para visitas é das 9h às 17h (com última entrada às 16h20).

Na quarta-feira (15), às 15h, haverá uma aula show com o tema “A tradição Ceramista dos Povos Amazônicos e o Sítio Manaus”, no Les Artistes Café Teatro, na avenida 7 de setembro, nº 377, no Centro da capital.

A aula será ministrada pela arqueóloga Vanessa de Carvalho Benedito, que é bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pesquisadora colaboradora do Instituto Soka-Centro de Pesquisas e Estudos Ambientais do Amazonas  (Cepeam).

Já na quinta-feira (16), às 15h, também no Les Artistes Café Teatro, ocorrerá a palestra “Educação patrimonial como instrumento de preservação e sustentabilidade da memória cultural”, ministrada pela arquiteta Alcilânia da Cunha Lima. Graduada em arquitetura pela Universidade Nilton Lins, Alcilânia é conselheira suplente no Conselho Fiscal no Sindicato dos Arquitetos do Amazonas, chefe da Divisão de Patrimônio Cultural na Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e também é professora da Universidade Nilton Lins.

Encerrando as atividades no Café Teatro no dia 17/5, o doutor em história social pela Universidade Federal de Fluminense (UFF), o escritor e professor Otoni Mesquita, fará o seminário “Mercado Adolpho Lisboa – História e Arquitetura”.  As atividades também acontecerão em outros museus da cidade de Manaus. 

Útimas notícias