Prefeitura de Parintins nega esclarece caso de pacientes amarrados nas macas
Atualmente Parintins tem mais de oito mil casos confirmados e 260 óbitos até a segunda-feira (22)
A Secretaria Municipal de Saúde de Parintins esclarece que não houve falta de medicamentos sedativos em pacientes intubados no Hospital Municipal Jofre Cohen, referência no tratamento de Covid-19. Uma reportagem do Jornal Nacional mostrou pacientes amarrados a macas do Hospital da cidade amazonense.
Em nota, a Secretaria informou ainda que mesmo com o estoque crítico de bloqueadores neuromusculares informado ao Governo do Amazonas no sábado (20), em momento algum os pacientes ficaram sem a sedação necessária para mantê-los em ventilação mecânica.
Sobre às denúncias de pacientes “amarrados” nas macas, a contenção dos mesmos é necessária para mantê-los em segurança, ao iniciar a diminuição dos sedativos, como no processo de extubação, evitando acidentes com os mesmos em uma movimentação brusca ou qualquer agitação que possa ocorrer após um longo período intubado.
A Secretaria informa também que há um número crescente de pacientes em estado grave, com necessidade de remoção a Manaus para tratamento de alta complexidade e que aguarda a transferência realizada pelo Governo do Estado do Amazonas.
Atualmente Parintins tem mais de oito mil casos confirmados e 260 óbitos até a segunda-feira (22).