16 de janeiro de 2020 11h18 - Atualizado em 16/01/2020 11h18

Prefeitura de Parintins esclarece sobre desmoronamento de muro da Orla

A obra é feita em caráter emergencial e deve ser concluída parcialmente até esta sexta-feira
6c54ed7c-92cd-4803-9342-ca0062a0c9d3

Iniciada no final de 2019, a recuperação do muro de arrimo localizado na rua Caetano Prestes, Centro de Parintins, segue em ritmo acelerado. A obra é feita em caráter emergencial e é executada pela Prefeitura de Parintins, através da Secretarias de Obras.

Com recursos próprios, a Prefeitura de Parintins está recuperando 140 metros de contenção. A primeira etapa do trabalho consiste na construção de fundações e será concluída até sexta-feira (17), como afirma o secretário de Obras de Parintins, Mateus Assayag. O secretário também rechaça notícias de que houve desmoronamentos na obra.

“Diferente do que está sendo noticiado em alguns sites de notícia, não houve nenhum desmoronamento na obra. Os trabalhos estão em ritmo acelerado. Dentro de quatro meses estaremos com esse trecho totalmente revitalizado e seguro”, anuncia.

Após a conclusão da obra na rua Caetano Prestes, o Município fará a recuperação do trecho de muro localizado no início da rua Senador Álvaro Maia. O trabalho, que também abrangerá a reforma da praça do Comunas, será feito em convênio com o Governo do Estado. Toda a ação está avaliada em R$ 2.300.000,00 (dois milhões e trezentos mil reais).

Decreto de Emergência

Com relação ao decreto publicado no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas, a Prefeitura de Parintins esclarece que o estado de emergência foi decretado em razão da subida de nível do Rio Amazonas. O decreto tem caráter preventivo, em vista que o nível do rio Amazonas está subindo, aumentando os riscos de desmoronamento devido ao constante choque das ondas com as encostas.

Com o decreto, o Município está trabalhando na busca de recursos via Governo Federal e Governo do Estado para a construção de muro de contenção nos trechos onde não existe a estrutura. Paralelo a isso, a Prefeitura está fazendo a revitalização de um trecho do muro de arrimo localizado na rua Caetano Prestes, Centro, na área que compreende à Praça do Comunas, que havia desmoronado há alguns anos. Inicialmente, a obra está sendo feita com recursos próprios. A previsão de término dos trabalhos é de no máximo 90 dias.

O Estado atuará na área posteriormente, com a assinatura de um convênio, para a reconstrução de outro trecho de contenção que também desmoronou há alguns anos. 

Prefeitura Municipal de Parintins

Útimas notícias