18 de novembro de 2015 17h33 - Atualizado em 18/11/2015 17h33

Praça no São Jorge ganha atrativos de lazer e será entregue reformada nesta quinta-feira

O projeto paisagístico garantiu o plantio de 25 mudas de árvores entre outros atrativos
AF-18-11-2015-PRACA DO BIS_Alexandre Fonseca (124) (Copy)

Moradores do São Jorge, na zona Oeste, vão receber uma praça renovada, com espaço de lazer e convivência para as famílias. Localizada na avenida São Jorge, entre a rua dos Bancários e a Travessa 21 de Abril, a Praça Duque de Caxias será entregue nesta quinta-feira (19), revitalizada pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o 1º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS).

A academia ao ar livre é composta de aparelhos para práticas de exercícios que simulam caminhadas, subidas em escadas e atividades motoras. Esses equipamentos trabalham a melhoria da condição física, qualidade de vida e a saúde das pessoas que fazem uso desses espaços. As obras de revitalização da Praça Duque de Caxias foram executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). O local recebeu, ainda, mesas de concreto para jogos de dama e xadrez e quadra de basquete. O pavimento antigo foi substituído por um novo, proporcionando mais segurança para os frequentadores do espaço. Cinco rampas de acesso para cadeirantes foram instaladas em todo o entorno, garantindo mobilidade e acessibilidade para pessoas com deficiência.

Além dos atrativos de lazer, a revitalização priorizou um ambiente mais harmônico e humanizado com a arborização dos canteiros feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O projeto paisagístico garantiu o plantio de 25 mudas de árvores e mil mudas de espécies ornamentais, distribuídas em nove canteiros. Entre as arbóreas, o trabalho contemplou as espécies floríferas que permitirão o embelezamento da praça, a exemplo do ipê e pata-de-vaca, além da jutairana, do pau-pretinho e um pau-Brasil.

Quem também ganha com a revitalização do espaço é o trânsito. Um recuo na calçada garantiu a construção de uma baia de ônibus. Os motoristas do transporte coletivo que trafegam pela avenida São Jorge – a principal via do bairro – devem utilizar a baia exclusiva de acesso ao ponto de ônibus para o embarque e desembarque de passageiros. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), seis linhas de ônibus passam pela avenida. A utilização da baia vai garantir mais fluidez no trânsito nessa área.

 

 

Útimas notícias