15 de dezembro de 2017 16h23 - Atualizado em 15/12/2017 16h23

Polícia Federal encontra 80 containers com madeira ilegal em porto de Manaus

Ainda durante a vistoria foi constatado falta de documentação
WhatsApp Image 2017-12-15 at 13.22.45 (1)

A Polícia Federal no Amazonas, a Receita Federal e o Ibama, realizaram nesta sexta-feira (15), em um porto privado da capital, a apreensão de 80 containers contendo madeira, sendo esta comercializada de forma ilegal. A carga de madeira foi submetida a uma fiscalização de rotina no Documento de Origem Florestal (DOF) dos containers.

Durante a fiscalização conjunta dos órgãos, ficou constatado que os DOFs haviam sido emitidos e, posteriormente, cancelados, prática comum na fraude comercial de madeira. Dentre os containers apreendidos, 10 já foram abertos, onde foi encontrada madeira de diversos tipos. Na vistoria constatou-se a fraude documental (DOF) da carga, a qual seria transportada em regime de cabotagem, para outros portos do Brasil, como o de Salvador e o de Santos.

Tendo em vista a continuidade dos trabalhos, o restante dos containers apreendidos não pôde ser embarcado, e terão a devida fiscalização nos próximos dias. Não pode ser descartada a hipótese de que a madeira destinava-se a exportação. A Polícia Federal através dessa ação reafirma seu compromisso com a defesa do meio ambiente e da Amazônia, conforme determina o Art. 225 da Constituição Federal e tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário.

Qualquer pessoa pode denunciar a ocorrência de crime ambiental à Polícia Federal no Estado do Amazonas através dos telefones: (92) 3655-1515 / 3655- 1517.

Útimas notícias

aniversario