10 de novembro de 2015 15h29 - Atualizado em 10/11/2015 15h29

Plano de Mobilidade Urbana está pronto para ser apresentado e enviado à CMM

Para a elaboração do PlanMob, foram realizados mais de 30 eventos e reuniões em Manaus
Foto: Mário Oliveira/Semcom
Foto: Mário Oliveira/Semcom

O plano de Mobilidade Urbana da Cidade de Manaus está pronto. A Prefeitura está com um projeto para dar maior fluidez ao trânsito da cidade, incluindo o sistema de transporte coletivo e o tráfego de ônibus exclusivamente do lado esquerdo, em vias dotadas de faixa azul. As intervenções necessárias serão apresentadas ainda este mês e fazem parte do Plano desenvolvido pela empresa terceirizada, a Oficina Engenheiros Consultores Associados Ltda., com supervisão do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Para a elaboração do PlanMob Manaus, foram realizados mais de 30 eventos e reuniões em Manaus, entre visitas técnicas, visitas setoriais, audiências públicas, inclusive com universidades  e ciclistas. Durante este período foram registrados 1.082 participantes nas discussões e colhidas 251 sugestões. Após ser apresentado à sociedade, o plano será enviado à Câmara Municipal de Manaus (CMM) para ser analisado pelos vereadores.

Dentre as soluções apresentadas estão as mudanças para que o transporte coletivo de Manaus tenha maior fluidez. Construção do chamado ‘Terminal 6’  nas proximidades do cruzamento da Estrada do Tarumã com a Torquato Tapajós; construção de novas estações de ônibus, como no São Jorge; e retirada dos ônibus do lado direito para a Faixa Azul na Constantino Nery, Torquato Tapajós e Max Teixeira fazem parte do projeto.

Temos um conjunto de ações para consolidar a Faixa Azul no canteiro central. Isso passa pela transformação do T1 em estação de ônibus, construção de uma nova estação no São Jorge, implantação da alça localizada em frente à Arena Amadeu Teixeira e a implantação de um sistema binário entre as Avenidas Desembargador Joao Machado e Raimundo Parente. Com isso conseguiremos retirar os ônibus da faixa da direita, melhorando o fluxo de veículos menores”, explica o subsecretário de Infraestrutura, Antônio Nelson.

O trabalho montado para melhorar o trânsito da cidade ainda prevê a construção de novas vias interligando os bairros, a exemplo da Avenida Campos Salles – inaugurada em outubro e que agora liga o Monte das Oliveiras ao Santa Etelvina –; inversão do fluxo em determinadas vias; criação de novos cruzamentos, em detrimento aos entrocamentos já existentes; uma grande avenida em parceria com o Estado; e ciclovias.

Nós, ao lado dos técnicos que desenvolveram o PlanMob, faremos uma apresentação com mapas e detalhes daquilo que queremos implementar na cidade. Alguns pontos serão adotados imediatamente após a aprovação. Outros precisam de maturação, já que o plano traz soluções para os próximos anos”, afirma o superintendente de Transportes Urbanos, Pedro Carvalho.

Os projetos foram apresentados ao prefeito Arthur Virgílio Neto e discutidos horizontalmente com as secretarias envolvidas ao longo do mês de outubro e início de novembro. Nesta semana foram encaminhados à Casa Civil e à Procuradoria Geral do Município (PGM), apenas para serem adequados e enviados à  CMM. A apresentação à imprensa acontecerá nos próximos dias.

Útimas notícias