6 de junho de 2018 14h23 - Atualizado em 6/06/2018 14h23

Omar Aziz e bancada do Amazonas se reúnem com Ministro da Fazenda

A medida visa tratar do decreto federal que afeta á Zona Franca de Manaus
Omar plenário

O senador Omar Aziz (PSD) e os deputados federais da bancada amazonense se reuniram na tarde de terça-feira (5), em Brasília, com o Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, para tentar barrar o decreto assinado pelo presidente Michel Temer, que põe em risco a Zona Franca de Manaus (ZFM). A medida reduz de 20% para 4% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que serve para a produção de refrigerantes e cerveja, que são produzidos no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Após a reunião, Omar Aziz informou que nos próximos dias haverá outro encontro com o ministro da Fazenda, para tentar se chegar a um acordo, onde a Zona Franca não seja prejudicada. De acordo com o senador, se houver a redução do imposto, a ZFM perderá competitividade com outros estados e pode até acabar. “Infelizmente não houve nada conclusivo. A verdade é que há uma má vontade por parte da Receita Federal e da Fazenda quanto ao assunto. Agora a gente não pode permitir que o modelo Zona Franca seja mexido. Não é só o setor de concentrados, mas o modelo (Zona Franca) que não pode, de forma nenhuma, ser mexido. Então o Governo Federal tem que manter esses 20% do IPI e procurar alternativas para suprir o déficit que eles vão ter na arrecadação, por conta do reajuste do diesel”, assegurou Aziz.

Nesta quarta-feira (6), a bancada amazonense deve se reunir novamente, no gabinete da liderança do PSD, para discutir medidas que possam derrubar a alteração do IPI. O decreto presidencial está em vigor desde a última quinta-feira (31).

Útimas notícias