18 de novembro de 2020 16h12 - Atualizado em 18/11/2020 16h12

Novembro Azul faz alerta para a importância dos cuidados com a saúde do homem

A estimativa para o Brasil é de mais de 65.800 novos casos em 2020, sendo aproximadamente 500 só no Amazonas

Movimento mundial de conscientização sobre a saúde do homem, o Novembro Azul é direcionado a toda a população e assinala a importância do diagnóstico precoce na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão e, principalmente, o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, é um motivo a mais para que a atenção à causa seja redobrada.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que os indicadores de incidência do câncer de próstata permanecem altos e em crescimento, tratando-se da neoplasia (tumor) maligna prevalente entre os homens. A estimativa para o Brasil é de mais de 65.800 novos casos em 2020, sendo aproximadamente 500 só no Amazonas.

Com mais de 20 anos de atuação na área, o urologista da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e professor de Urologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Giuseppe Figliuolo, destacou a importância do diagnóstico precoce.

“A chave do sucesso para prevenir doenças, em especial o câncer de próstata, é ter hábitos de vida saudáveis, fazer os exames de rotina e, caso seja diagnosticado o câncer em fase inicial (assintomático), realizar o tratamento adequado, que oferece acima de 90% de cura”, destacou.

Para Figliuolo, mesmo com campanhas como o Novembro Azul, que têm um impacto mundial, ainda não é possível perceber uma melhora significativa na postura dos homens quanto à necessidade de realizar o exame da próstata.

“Costumo dizer que o toque retal é um exame simples, barato, rápido, eficiente, não tira a masculinidade de ninguém e pode salvar vidas. O que precisamos de fato é desmistificar e acabar com esse preconceito”, ressaltou.

Diagnóstico 

Além do exame do toque retal, existem muitos avanços para diagnosticar especificamente doenças da próstata, como o exame de sangue PSA, para diagnóstico e acompanhamentos pós-tratamento do câncer; a ultrassonografia transretal, que permite a realização de biópsias em áreas suspeitas; e a ressonância nuclear magnética com estudo multiparamétrico da próstata.

Incentivo 

Figliuolo aproveitou para destacar o papel importantíssimo das mulheres na orientação e conscientização dos seus avôs, pais, maridos, irmãos, namorados e amigos sobre a importância da realização dos exames preventivos e dos cuidados que eles devem ter com a saúde.

Saiba mais 

A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor sexual masculino, localizada abaixo da bexiga, que produz uma parte do sêmen. Com o envelhecimento, o volume dessa glândula aumenta, e tumores malignos podem se desenvolver.

A recomendação é que os homens realizem os exames digital retal e de dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) a partir de 50 anos ou, caso tenham algum antecedente de câncer de próstata na família, a partir de 45 anos.

Útimas notícias