13 de março de 2018 15h07 - Atualizado em 13/03/2018 15h07

Museu do Homem do Norte comemora 33 anos nesta terça-feira

O Museu funciona dentro do Centro Cultural Povos da Amazônia
DSC_5104

Situado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na bola da Suframa, o Museu do Homem do Norte completa 33 anos de existência nesta terça-feira (13). Para comemorar a data, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), promoverá no local uma série de atividades até quinta-feira(15).

Iniciando a programação nesta terça-feira foi realizada uma mesa redonda “A diversidade cultural no mundo contemporâneo”, com os discentes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Jaime Moura Fernandes e Justino Rezende.

Na quinta-feira (15), às 9h, acontecerá uma mesa redonda com mulheres indígenas, intitulada “A arte e o artesanato das Associações das Mulheres Indígenas de Manaus”. As convidadas para a mesa são: Deolinda Freitas, do povo Dessano, Sônia Vilácio e Inara Vieira dos Santos, do povo Sateré Mawé.

As atividades vão ocorrer no Cine Silvino Santos, que fica dentro do Museu do Homem do Norte. A entrada será franca e o evento se destina aos acadêmicos das áreas relacionadas aos temas que serão debatidos e também à comunidade em geral.

A gerente do Museu do Homem do Norte, Jeane Barbosa Pereira, também participará da comemoração de aniversário. “Trabalho neste espaço cultural há sete anos, mas para mim é como se já estivesse desde sua implantação, em 1985, pois sou apaixonada por este lugar. Considero de grande importância celebrar os 33 anos da criação do Museu, que nos mostra toda vida cotidiana do caboclo e do indígena da região Norte do Brasil”, destaca.

Sobre o Museu

Foi inaugurado em 13 de março de 1985, onde funcionava na Av. Sete de Setembro. O Museu do Homem Norte foi administrado pela Fundação Joaquim Nabuco, por meio do Instituto de Estudos da Amazônia até 2006, quando cessaram as atividades da FUNDAJ na região norte.

Em 29 de setembro de 2011, o Museu do Homem do Norte reabre suas portas ao público, em nova fase, com nova curadoria, e adequadas instalações realizando, inclusive, uma aspiração do seu projeto original: de possuir espaços expositivos ao ar livre, o que foi possível graças a atual localização, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia que dispõe de ampla área externa.

Próximos aniversariantes

Mais dois museus da SEC fazem aniversário em março. O Museu Casa Eduardo Ribeiro completará oito anos, no dia 18; e o Palacete Provincial, que abriga os Museus de Numismática, de Arqueologia, Tiradentes, Misam e a Pinacoteca do Estado, irá comemorar nove anos no dia 25.  A programação completa pode ser acessada pelo Portal da Cultura.

 

Útimas notícias