10 de outubro de 2017 21h35 - Atualizado em 10/10/2017 21h35

Klinger Araújo comemora 30 anos com show no Teatro Amazonas

A apresentação será nesta quarta-feira, a partir da 20h com convidados
Klinger Araújo CRÉDITOS Reprodução

Popularmente conhecido como “Furacão”, por sua maneira contagiante e alegre de ser, o artista parintinense Klinger de Oliveira Araújo completa 30 anos de carreira como levantador de toadas com a gravação do seu 1º DVD comemorativo, nesta quarta-feira (11). O show será no Teatro Amazonas a partir das 20h.

Artista nato, Klinger sempre gostou da cultura do boi-bumbá. Quando criança, ele mesmo organizava festivais mirins e brincava de boi com seus amigos na rua onde morava em Parintins. Há 27 anos, o artista trocou sua cidade natal por Manaus, onde realiza diversos trabalhos como levantador de toadas do boi-bumbá Caprichoso e em eventos locais e estaduais, sempre se apresentando com sua banda e dançarinos.

Com sete CDs gravados ao longo desses 30 anos de carreira, Klinger se prepara para a gravação que vai fazer uma retrospectiva dos melhores momentos de sua carreira.

Carreira

Sua trajetória artística começou em 1986, quando ele atuava como radialista na Rádio Alvorada, em Parintins. Alguns anos depois, foi DJ e locutor dos noticiários da emissora local. Já na capital manauara, Klinger teve passagens pelas rádios Tropical (Rádio Cidade), Amazonas FM, Ajuricaba, Difusora do Amazonas, FM do Povo e Novidade FM. Klinger também trabalhou em rádios locais do Pará e do Ceará.

A ascensão do cantor como levantador de toadas aconteceu em 1990, quando ele se apresentou pela primeira vez com o Boi-Bumbá Garantido. Anos depois, Klinger foi convidado para cantar no Boi-Bumbá Caprichoso, onde se firmou nas raízes folclóricas do “boi azulado”.

Seu sucesso foi tão grande que em 1996 o artista foi convidado por um grupo de empresários para divulgar a cultura do boi-bumbá pelo Brasil. As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro foram seu destino, onde participou de vários programas como Planeta Xuxa, Ana Maria Braga, Faustão, Ratinho, entre outros. Seu trabalho também atravessou as fronteiras do país, com turnê internacional em Las Vegas, Dallas, New Orleans, New York, entre outros países.

Atualmente, Klinger Araújo é levantador de toadas e backing vocal do Boi-Bumbá Caprichoso, além de mestre de cerimônias de diversos eventos em Manaus. Tem um programa digital em sua fan page chamado “Amazônia é boi bumbá”, que vai ao ar todo os sábados, às 15h.

Útimas notícias