29 de junho de 2020 12h01 - Atualizado em 29/06/2020 12h03

Hemoam: Troco Solidário cresce 82% no mês de maio em Manaus

De acordo com a Fundação Hemoam, com crescimento do Troco Solidário foi arrecadado o valor de R$ 50.388,30

O projeto “Troco Solidário” – que arrecada doações espontâneas em Redes de supermercados situados em Manaus, teve crescimento de 82% no mês de maio. As doações são destinadas ao tratamento dos pacientes portadores de doenças do sangue em tratamento na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam).

De acordo com a Fundação Hemoam, com o crescimento do Troco Solidário foi arrecadado o valor de R$ 50.388,30 em doações voluntárias nas redes Emporium Roma, Pátio Gourmet, Barato E Pronto, Nova Era Superatacado e DB Supermercados.

Casos

No período janeiro a agosto de 2019 o Departamento de Registro Hospitalar do Câncer RCH/Hemoam protocolou 152 novos casos de câncer do sangue, mas conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o biênio 2020 a 2022 são esperados 8.460 novos casos de câncer infanto-juvenil, sendo o recorte populacional para região norte de 4.310 novos casos diagnosticados em meninos e 4.150 em meninas.

As possibilidades de cura do câncer são maiores quando os pacientes são  diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados, de acordo com o Inca 80% das crianças e adolescentes podem ser curados.

Troco Solidário

Pensando no auxilio do tratamento da doença, à Fundação Sangue Nativo, em 2017, lançou o Programa Troco Solidário que arrecada doações espontâneas em redes de supermercados parceiros situados em Manaus para apoiar à assistência de pacientes com doenças do sangue em tratamento no Hemoam.

O Programa Social e auditado pela Secretaria de Estado da Fazendo do Amazonas – Sefaz/AM a fim de garantir transparência sobre as doações. A mesma informa a Sangue Nativo, por meio de relatório mensal, os valores arrecadados, de maneira que os mesmos possam ser amplamente divulgados, via meios de comunicação local. A Secretaria também criou um código tributário específico que permite que as pessoas possam fazer suas doações em estabelecimentos comerciais, sem precisar usar o sistema bancário.

O promotor do Troco Solidário, Lenadro Moraes, comemora o resultado das doações e agradece o engajamento das redes parceiras e da sociedade “Nesse momento delicado que vivemos em virtude da pandemia as equipes se solidarizaram ainda mais para beneficiar os pacientes portadores de doença do sangue em tratamento no Hemocentro do Amazonas”. Com os recursos arrecadados e viabilizado a assistência desses pacientes com a compra de medicamentos, equipamentos, realização de exames e assistências básicas ao paciente.

A Direção do Sangue comemora os resultados com relação às doações voluntárias e a solidariedade da comunidade manauara, dessa forma é possível ampliar a sobrevida dos pacientes atendidos no Hemoam.

Útimas notícias