6 de dezembro de 2017 17h09 - Atualizado em 6/12/2017 17h09

Festa do Guaraná chega a 38ª edição com cantor Wesley Safadão

Evento inicia nesta sexta-feira na Praia da Maresia, na cidade de Maués no Amazonas
DCIM100MEDIADJI_0014.JPG

Começa nesta quinta-feira (7), a 38ª Festa do Guaraná de Maués na Praia da Ponta da Maresia (a 253 quilômetros de Manaus). Durante os três dias, o evento vai reunir 25 atrações, com destaque para o show do cantor Wesley Safadão.

O evento terá ainda torneios esportivos e feira de agronegócios. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 15 mil pessoas nos três dias de festa.

Criada em 1979, para celebrar a temporada de colheita da fruta que é símbolo do município, a Festa do Guaraná tem como principais atrações na primeira noite, a apresentação do Tambores da Floresta (19h30), grupo local de Gambá, ritmo amazônico que tem em Maués um de seus últimos redutos, e a final do concurso Rainha do Guaraná (22h30), com participação de oito candidatas.

Na sexta-feira (8), além da aguardada apresentação de Wesley Safadão, tem início os torneios esportivos (às 9h), com cinco modalidades (vôlei e futebol de areia, futevôlei, hand beach e torneio de pênaltis) e R$ 10 mil em premiação para os vencedores. No terceiro e último dia (9) a principal atração no palco da Praia da Maresia será encenação da Lenda do Guaraná (21h30), com o Corpo de Dança de Maués e o Grupo Porantim, ambos de Maués.

Além da celebração festiva e resgate da nossa cultura e tradições, o impacto econômico e financeiro para o município dos três dias de evento é significativo e importante. São mais de 600 novos postos de trabalho, além do impulso em diversos setores, como na hotelaria, restaurantes e serviços”, destacou o prefeito de Maués, Junior Leite. “Maués deu origem ao Guaraná Antarctica que chega na casa de milhões de brasileiros todos os dias. Por isso, nada mais natural para a marca do que estar ao lado da população de Maués nesse momento que celebra a colheita do fruto que é motivo de orgulho não só para o Amazonas, mas para todo o Brasil”, afirma Edivaldo Galetti, gerente fabril de Guaraná Antarctica.

Rota do Guaraná

Paralelamente a programação de shows no palco principal, na Praia da Ponta da Maresia, os visitantes poderão conhecer um espaço exclusivo batizado de “Rota do Guaraná”. A área vai mostrar a história – os primeiros relatos de consumo pelos Sateré Mawé datam do século 17 – e a cadeia produtiva da fruta, desde o cultivo, a colheita e o processo de beneficiamento até chegar ao consumidor final em forma de bebidas, sucos e artesanato. Pela primeira vez também será instalado uma grande feira de agronegócios, onde os produtores poderão negociar diretamente com empresas locais e da capital seus produtos, e que também contará com a presença de bancos e instituições financeiras públicas e privadas, para facilitar o acesso ao crédito.

Estrutura

Para receber os visitantes da festa, a Prefeitura de Maués montou um grande esquema de segurança, em parceria com o Governo do Estado, com 200 profissionais entre policiais militares e privados.

Durante todo o evento, também acontecerá a Campanha de Combate à Exploração Sexual Infantil e campanha de Prevenção Contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), com a distribuição de 100 mil preservativos.

Os turistas também terão à disposição uma unidade da Central de Atendimento ao Turista (CAT), em frente ao porto da cidade.

 

Útimas notícias