13 de setembro de 2018 13h50 - Atualizado em 13/09/2018 13h50

Dias Toffoli assume presidência do STF na tarde desta quinta

O mandato de Dias Toffoli será de dois anos. Cerimônia reunirá autoridades
unnamed (5)

O ministro Dias Toffoli vai tomar posse nesta quinta-feira (13) da presidência do Supremo Tribunal Federal. O magistrado entra no lugar da ministra Cármen Lúcia. A duração do mandato de Toffoli será de dois anos.

A cerimônia que oficializa a posse do novo ministro acontece às cinco horas da tarde, horário de Brasília. Entre as pessoas que devem estar presentes no evento, estão o presidente Michel Temer, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o presidente do Senado, Eunício de Oliveira, além de Raquel Dodge, procuradora-geral da República.

José Antonio Dias Toffoli tem 50 anos, é natural de Marília, interior de São Paulo, e foi nomeado em 2009 para o STF pelo então presidente Lula. O jurista, formado pela Universidade de São Paulo, foi advogado-geral da União e advogado do Partido dos Trabalhadores.

Toffoli é conhecido por ter um perfil de diálogos e por evitar polêmicas. As primeiras sessões que o novo presidente do STF comandará devem tratar sobre o licenciamento ambiental e ações de inconstitucionalidade contra as leis dos estados. As pautas consideradas mais polêmicas, como as ligadas à Operação Lava Jato, devem ser tratadas somente após as eleições.

Útimas notícias