1 de dezembro de 2015 10h30 - Atualizado em 1/12/2015 10h30

Carreta da Mulher disponibiliza exames de mamografia na UPA Campos Sales

Os atendimentos serão de 1º a 4 de dezembro. Pacientes devem levar encaminhamento, RG e CPF
upa carreta (Copy)

Nesta semana a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales, localizada na avenida Dona Otília, bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, coloca à disposição das pacientes e colaboradoras uma unidade móvel de saúde para a realização de exames de mamografia gratuitos.

Conhecida popularmente como “Carreta da Mulher”, a unidade móvel, gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), estará entre os dias 1º e 4 de dezembro na frente da UPA. O atendimento será realizado no horário da manhã de 8h às 11h e à tarde de 13h às 16h. Para o atendimento são necessários documentos como Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Registro Geral (RG).

“É muito importante que as mulheres aproveitem essa oportunidade e façam esse exame, pois a detecção precoce do câncer de mama salva muitas vidas”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Pedro Elias de Souza.

As pacientes com idade inferior a 49 anos devem, obrigatoriamente, levar o encaminhamento médico para o exame de mamografia bilateral e unilateral, , além do RG e CPF. Já as mulheres com 50 anos ou mais não precisam de encaminhamento basta se dirigir a unidade móvel de atendimento. “Vou avisar todas as mulheres de minha família para aproveitar e fazer o exame de mamografia”, disse a auxiliar de serviços gerais Nilciley Assis de Souza, de 40 anos.

A diretora da UPA, Márcia Alessandra do Nascimento, destacou a importância de promover essas oportunidades aos pacientes e colaboradores da unidade de saúde. “Estamos sempre incentivando nossas colaboradoras e pacientes a manter assiduidade em seus exames e essa é uma forma de facilitar o acesso a garantir que elas farão o exame”, acrescentou a diretora da UPA.

Gerenciada pelo Instituto Novos Caminhos – Organização Social – em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales faz parte da rede estadual de saúde.

 

Novembro Azul atinge seu objetivo na UPA Campos Sales

Durante a campanha Novembro Azul, a UPA Campos Sales ofereceu uma semana de palestras sobre a prevenção e saúde do homem, além de distribuir preservativos aos pacientes na recepção da unidade.

Mais de 2 mil homens compareceram durante a semana de palestras educativas na recepção da unidade entre os dias 16 e 20 de novembro. Dentre os temas abordados estava a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata; saúde sexual e reprodutiva do homem; uso de preservativo e doenças sexualmente transmissíveis.

A ação buscou reforçar a conscientização dos homens com atenção especial a prevenção do câncer de próstata, por ser a doença que mais mata homens no mundo.

Útimas notícias