19 de fevereiro de 2020 11h39 - Atualizado em 19/02/2020 11h39

‘Bumbômetro’: aplicativo vai medir a animação das torcidas no Carnaboi

O aplicativo já está disponível para Android e iOS. O evento terá transmissão da Rádio Difusora
Bumbometro

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa lança, em parceria com a startup FunTechShow, do Instituto de Computação (IComp) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o “Bumbômetro”. O aplicativo vai movimentar as galeras azul e vermelha na 20ª edição do Carnaboi, que acontece no dia 24 de fevereiro, Segunda-Feira de Carnaval, no Sambódromo.

Uma das ações que vai garantir a interatividade com o público no Carnaboi, o “Bumbômetro” vai medir a animação das torcidas de Caprichoso e Garantido, durante os intervalos da programação do evento. As imagens dos bumbás e seus respectivos termômetros serão exibidas em um telão e, a partir daí, começa o jogo colaborativo entre as galeras azul e vermelha.

Para participar, é só baixar o app “Bumbômetro” – que já está disponível para Android e iOS –, selecionar o boi de preferência e agitar o celular. A intensidade de cada torcida será medida, e ganhará aquela que mais se movimentar e atingir o ápice do medidor primeiro.

Tecnologia

O aplicativo foi desenvolvido por Gustavo Freitas Martins, aluno de graduação em Engenharia da Computação da Ufam, que contou com uma equipe de cinco pessoas para o desenvolvimento na parte de programação.

“Levou duas semanas para finalizar porque já havia sido desenvolvida a tecnologia para o projeto de Iniciação Científica do Gustavo. A essência foi uma espécie de cabo de guerra digital, mas, atendendo a demanda da Secretaria de Cultura, foram feitas as adequações para se transformar em um medidor da intensidade das torcidas, das galeras de caprichoso e Garantido”, conta Rosiane de Freitas, professora doutora que atua na coordenação das atividades da FunTechShow.

“Não é um aplicativo simplesmente, pois tem toda uma conceituação, concepção teórica e uma proposta de inovação tecnológica voltada para entretenimento digital inteligente”, comenta Rosiane. “Também já temos um entendimento de ir até o Festival Folclórico de Parintins quando poderemos usar outras possibilidades, ter um jogo colaborativo mais rico, uma vez que as torcidas estão separadas. São várias ideias que prometem surpreender”, adianta.

Redes sociais

Quem estiver no Sambódromo também poderá interagir por meio das redes sociais. Ao postar fotos nos stories do Instagram ou Facebook com a hashtag #Carnaboi2020, as imagens serão reproduzidas, em tempo real, nos telões do evento, gerando, além da interação, diversão para o público.

Na ocasião também será disponibilizado um número de Whatsapp para mensagens de texto, que serão exibidas de forma randômica, na testeira digital, que rodeará todo o palco.

Útimas notícias