9 de novembro de 2015 13h50 - Atualizado em 9/11/2015 13h50

Ações culturais são realizadas em Escolas Públicas esta semana

SEC promove uma diversidade de atividades nas escolas da cidade de Manaus
Foto: Reprodução/ SEC
Foto: Reprodução/ SEC

Mostras de filmes, bibliotecas volantes, shows de humor, atividades lúdicas e corais estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC) em várias escolas de Manaus. A programação começa nesta terça-feira (10) e segue até a sexta-feira (13).

As atividades estarão concentradas na Escola Estadual Diofanto Vieira Monteiro (Educação Especial), localizada na travessa Caxangá, nº 155 – Centro, a partir desta terça- feira (10), das 9h às 11h. No local, o grupo de teatro “Tempo”, apresenta atividades lúdicas como pinturas artísticas em rosto, esculturas de balões, brincadeiras como vivo ou morto, batata quente e realizará oficina de confecção de brinquedos de sucata.

E na quinta-feira (12), das 14h às 16h, acontece na escola Diofanto Vieira Monteiro uma apresentação de teatro musical do grupo “Alecrim Nativo”, que buscará interagir com os alunos, por meio de instrumentos musicais, como violão, atabaque e flauta. O grupo também proporcionará brincadeiras adaptadas, tendo em vista as necessidades especiais da maioria dos alunos, entre elas a de colagem e montagem de painéis.

Na Escola Estadual Nelson Alves Ferreira, localizada no bairro da Betânia, as ações começam também nesta terça, dia 10 de novembro, das 9h30 até às 15h, com a chegada da Kombi da “Biblioteca Volante Aníbal Beça”, que conta com mais de 600 livros, entre literatura infantil e literatura amazonense. O espaço também terá “Mostra de Filmes”.

A escola segue com programação na quarta-feira (11), às 9h30, com a trupe do Tio Peteka e Cia, que promoverá oficinas de pintura, esculturas em balões, confecção de brinquedos em papel e muito mais. À tarde, às 16h, Guadalupe de Monserrat chegará com muito estilo para fazer um show de humor em que contará a sua história de vida, garantindo muita diversão e risadas, com truques de mágicas e brincadeiras.

Na quarta (11) e quinta (12), a Escola Estadual Vasco Vasquez, localizada no bairro Jorge Teixeira IV – Zona Leste, será contemplada, das 09h30 até às 15h, com o container adaptado do projeto “Galeria Itinerante Manoel Borges”, que levará 23 obras de artistas amazonenses, que estão na Pinacoteca do Estado, contendo um breve histórico de cada artista. O local também receberá “Biblioteca Volante Vinicius Câmara” e uma “Mostra de filmes”.

Na sexta-feira (13), além das ações já citadas, às 15h, a Escola Vasco Vasquez recebe o Grupo Vocal dos Corpos Artísticos, sob regência de Hilo Carriel. A apresentação terá essencialmente músicas sacras de Mozart, Haendel e Bach. O grupo vocal conta com 50 pessoas entre 18 e 40 anos e tem o intuito de “levar a comunidade à curiosidade de quem são esses artistas consagrados que tanto colaboraram com a cultura mundial”. Às 16h, começa a ecoar muita música popular com a banda “Amigos S/A”, que vai animar o público presente.

Na Zona Norte, ainda no dia (13), a Escola Estadual Dra. Zilda Arns Neuman, localizada no Conjunto Cidadão V, das 9h às 15h, haverá uma Mostra de filmes. E no sábado (14) a Biblioteca Volante Aníbal Beça disponibilizará uma variedade de livros, desde obras infanto-juvenis até literatura voltada ao público adulto, de autores de todo o Brasil. Às 16h, o Coral Jovem e Adulto do Centro de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola executará muitas canções populares bem ao gosto do público e o encerramento das atividades ficará por conta da Cia de Teatro Metamorfose, às 17h, com o espetáculo “Brincadeiras”, que fala sobre uma trupe de teatro que  vai reviver várias brincadeiras populares, por meio de quatro histórias: “O Instrumento do Papagaio”, “A História de Dona Rosita”, “A História da Raposina” e a “História do Gato”.

Por fim, na sexta-feira (13), a Escola Estadual Alfredo Fernandes, situada no bairro Nova Esperança, receberá a Kombi da Biblioteca Volante Elson Farias, que encantará crianças e jovens com livros desde literatura nacional e regional. E às 14h30 acontecerá a “Mostra de Filmes” e com atividades do Grupo de Prática de Sopro do Liceu Claudio Santoro.

Útimas notícias