Siga-nos as redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

Pesquisa da Fecomércio AM revela preocupação dos empresários quanto ao o impacto da variante Ômicron e H3N2

O Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam) realizou, no período de 10 a 14 de janeiro deste ano, levantamento sobre a percepção dos empresários quanto aos impactos das variantes de Covid-19 e de Influenza no Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas. 

As informações obtidas são particularmente importantes para as empresas do comércio varejista, pois servem como balizador para tomada de decisões, de investimentos e planejamento de compras. A pesquisa foi realizada com 52 micro e pequenos empresários.

Veja abaixo, os destaques da pesquisa:

Os empresários responderam que as medidas adotadas pelo Governo do Estado para conter o aumento de casos de Covid-19 (variante Ômicron) e de Influenza (variante H3N2) estão sendo “Prudente e Necessárias” (38%). Alguns “Concordam Plenamente” (37%) com as medidas e outros “Concordam Parcialmente” (25%).

Quanto às expectativas econômicas para os próximos meses, a maioria dos empresários vê um “Cenário Preocupante” (34%), enquanto 33% esperam um “Cenário Desafiador” e 33% um “Cenário Positivo com Aumento nas Vendas”.

Para a retomada da economia, os empresários entendem que são necessárias medidas como “Linhas de Crédito com juros baixos e menos burocracia” (60%), “Redução nos Custos dos Fretes” (36%) e “Flexibilização das Leis Trabalhistas” (4%).

Os entrevistados responderam “Afastamento do colaborador” (60%) e “Diminuição nas vendas” (40%) como os dois principais impactos das duas variantes nas empresas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas.

Para ler a pesquisa completa, acesse: https://bit.ly/PesquisaFecomercioAM .