Siga-nos as redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

Cronograma para vestibulares faz colégio de Manaus ter alto índice de aprovação nas provas da UEA

A escola conquistou os primeiros lugares em sete cursos diferentes ofertados pela universidade estadual

O alto índice de aprovação no vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), faz com que o Colégio Lato Sensu tenha destaque entre as instituições de ensino na capital. Mas os primeiros lugares conquistados em sete cursos diferentes ofertados pela UEA, são oriundos de dois fatores: o primeiro, claro, a dedicação dos alunos e o segundo é o cronograma criado para os vestibulares.

De acordo com a professora Olívia Portantiolo, diretora-geral do Colégio Lato Sensu, a escola conquistou 70% das vagas do curso de Medicina e 85% do curso de Odontologia, em ambos os casos as vagas estavam destinadas às escolas privadas. “Nosso cronograma para os vestibulares segue um planejamento anual, que visa preparar nossos alunos com muita profundidade e solidez para cada processo seletivo, em suas particularidades”, explica ela.

Outro ponto ressaltado por Olívia são os simulados externos e os ‘simuLATOS’, provas produzidas pelos professores, oportunizando aos alunos a experiência com o momento do certame, o entendimento de suas particularidades, o desenvolvimento de estratégias de gestão de tempo, além do modelo de correção e pontuação de cada uma das provas.

“Promovemos também um trabalho realizado a partir dos resultados e dados de inteligência, após a aplicação dos simulados. Realizamos ajustes finos nos planejamentos, privilegiando as potencialidades e necessidades mapeadas, além da oferta de módulos específicos de revisão e aprofundamento”, completa ela, lembrando, também, dos intensivos e ‘viradões’ nos dias que antecedem as aplicações dos vestibulares.

Feedback

Ainda de acordo com diretora-geral, é muito importante que os alunos se sintam bem preparados e confiantes, buscando oferecer um ensino de excelência, que abrange todas as competências necessárias para os vestibulares e para os demais desafios da vida pós escola. “Além disso, é fundamental que os alunos sejam incentivados a desenvolver habilidades como protagonismo, disciplina e autonomia, que são essenciais nesse processo de preparação. Para nós, é uma felicidade receber o reconhecimento e carinho de nossos alunos e das famílias. Esse feedback positivo é reflexo do comprometimento e dedicação de toda a nossa equipe, que contribui para o sucesso deles no futuro”, salienta.

Olívia destaca, também, que entre as prioridades metodológicas está, antes de mais nada, a valorização das experiências dos alunos, seus interesses e habilidades. “Valorizamos muito o conhecimento construído de forma sólida e aprofundada, o desenvolvimento do hábito de estudos, da disciplina, da capacidade crítica e de competências complexas, além da formação de valores essenciais, que estruturam o caráter, como respeito e responsabilidade”.

Ela reforça que o Lato Sensu possui metodologias próprias “que desafiam o aluno e o colocam no centro de seu processo de aprendizagem”, com muito suporte para seu desenvolvimento e um acompanhamento personalizado de suas necessidades e expectativas. “A inserção das tecnologias e o programa de desenvolvimento socioemocional também são pontos importantes do currículo. Acreditamos que uma metodologia escolar que valorize a excelência acadêmica, aliada ao desenvolvimento socioemocional, contribui para formar cidadãos críticos, autônomos e preparados para enfrentar os desafios do mundo atual”, finaliza ela.

Da Assessoria