Siga-nos as redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

Estudo analisa tecnologias para impulsionar indústria de software do AM

A avaliação de tecnologias com a finalidade de impulsionar a qualidade do desenvolvimento de software regional é um dos principais objetivos do projeto “Experiência do Usuário e do Desenvolvedor: novas tecnologias para impulsionar a indústria de software do Estado do Amazonas”, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O estudo visa contemplar, desenvolver e validar métodos, técnicas, modelos, diretrizes, ferramentas e processos, com foco no aprimoramento da experiência do usuário e na vivência do desenvolvedor ao executar suas atividades, dentro dos projetos de aprimoramento de sistemas operacionais.

Sob a coordenação da pesquisadora Tayana Uchôa Conte, do Instituto de Informática (Icomp-Ufam), o estudo é amparado por meio do Programa de Apoio à Pesquisa – Universal Amazonas, e conta com a participação das alunas de doutorado, Márcia Lima e Patricia Fernandes Matsubara, e do doutor Walter Nakamura, todos da área de Informática.

Segundo a coordenadora, a indústria de programas tecnológicos enfrenta dificuldades para entregar produtos com qualidade dentro dos prazos. As pesquisas mostram que esse problema não tem apenas causas puramente técnicas, mas também humanas e sociais. “Esses profissionais muitas vezes sabem como gerar estimativas tecnicamente boas, mas carecem de mecanismos para defendê-las de pressão”, disse.

Outro ponto analisado foi a percepção dos usuários sobre a sua experiência com um aplicativo, em que foram mapeados 31 fatores que impactam positiva ou negativamente a experiência. A pesquisadora explica que um software com uma interface bonita e fácil de usar não necessariamente obterá uma avaliação mais positiva, mas a ausência desses atributos pode levar a avaliações negativas, indicando que os usuários estão cada vez mais exigentes com as aplicações.

Impactos da pesquisa

A pesquisa, ainda em andamento, busca também aprimorar a qualidade de processo, bem como a do produto de software, por meio de tecnologias que apoiem o desenvolvimento, contribuindo para uma melhor vivência do usuário (User eXperience ou UX), e desenvolver sistemas de software que tenham um diferencial competitivo no mercado, trazendo experiências mais positivas, prazerosas e memoráveis para os usuários.

Sobre o Universal Amazonas

O Programa de Apoio à Pesquisa – Universal Amazonas, Edital nº 006/2019, é uma iniciativa da Fapeam, lançada em 2019, que financia atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, em todas as áreas do conhecimento.

Os estudos devem contribuir significativamente para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Amazonas, oferecidos por instituições, ensino superior ou centros de pesquisas públicos ou privados, sem fins lucrativos.