Siga-nos as redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

Sequelas pós-covid: entenda a importância de fazer check-up após contrair a doença

Sequelas pós-covid: entenda a importância de fazer check-up após contrair a doença
Reportagem: Cindy Lopes

Mais que afetar o pulmão, a Covid-19 deixou inúmeras sequelas em pessoas infectadas pela doença, como cansaço, perda de olfato e paladar, problemas no coração e no cérebro.

São muitos os relatos de pacientes que precisaram e ainda precisam de acompanhamento médico mesmo depois de um ano ou mais desde a infecção.

Um estudo estima que cerca de 5 milhões brasileiros estão sofrendo com os efeitos prolongados da Covid-19 e milhares de trabalhadores e trabalhadoras com dificuldades para cumprir suas tarefas não sabem que isso é resultado das sequelas da doença.

A pesquisa é da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (ESPSP).

A empresária Edna Cardoso, por exemplo, precisou de um ano de tratamento com diversos especialistas para curar as sequelas da Covid-19.

A partir disso, a dúvida que fica é: até que ponto é preciso fazer um check-up e ter um acompanhamento médico?

O infectologista Nelson Barbosa explica que o paciente pós Covid deve procurar um médico para fazer essa avaliação e indicar os especialistas adequados, se necessário.

O fisioterapeuta Josiel Ribeiro fala que enquanto o paciente pós Covid não conseguir restaurar toda a capacidade física ou mental, ele precisa ter o acompanhamento de um profissional.

Um estudo realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em 2021, mostrou que 80% das pessoas que já foram contaminadas pela Covid-19 ficaram com disfunções cognitivas.

A maioria dos voluntários que participaram da pesquisa apresentou dificuldade de concentração e raciocínio, perda de memória, percepção visual afetada, mudanças comportamentais e emocionais. 

A perda da coordenação motora, que ocasiona quedas, também é reclamada por boa parte dos curados da Covid-19.